Secções do artigo

    Guia rápido para Shopify

    Nota: Devido as alterações na API do Shopify, caso possua uma instalação anterior, deverá eliminar a mesma no Shopify e instalar o novo Plugin, colocando a nova chaves e o token associado nos respetivos campos da Shiptimize.

    Instalação

    Para proceder a instalação deverá clicar no menu “Apps” e de seguida em “Desenvolver Apps para a minha loja”

     

    Após clicar no botão “Desenvolver Apps para a minha loja”, irá surgir um écran com a pergunta, permite o desenvolvimento de “Custom Apps”, onde deverá clicar no botão “Permitir o desenvolvimento de aplicações personalizadas”

     

    Este écran irá surgir apenas uma vez e deverá clicar novamente em “Permitir o desenvolvimento de aplicações personalizadas”

     

     

    Após a confirmação de criação, deverá clicar em “Criar uma Aplicação”

     

     

    Deverá definir o nome da Aplicação como “Shiptimize” e de seguida no “App developer” escolher o seu utilizador, ou o de um Administrador de loja caso tenha, e clicar no botão “Criar App”

     

     

    De seguida, deverá definir as permissões do Plugin, clicando em “Configurar âmbitos de administração”

     

     

    Irá visualizar o seguinte écran onde deverá escolher as seguintes opções e salvar as mesmas clicando no botão “Salvar”

     

     

    Clientes – Acesso de leitura
    Esta opção permite que a nossa plataforma tenha acesso ao e-mail do cliente.

    Pedidos – Acesso Leitura e gravação
    Esta opção permite à Shiptimize ter acesso a outras informações necessárias para o preenchimento das etiquetas de envio como, por exemplo, o endereço do destinatário

    Pedidos de processamento gerenciados pelo lojista – Acesso de Leitura e gravação
    Esta opção permite à Shiptimize ter acesso a outras informações necessárias para o preenchimento das etiquetas de envio como, por exemplo criar o processamento associado a encomenda.

    Produtos – Acesso de leitura
    Assim será possível à Shiptimize ler itens da encomenda necessários para, por exemplo, o preenchimento de formulários alfandegários.

    Inventário – Acesso de leitura
    Assim, caso um código HSCode tenha sido definido, podemos ter acesso a ele.

    Tags de script – Acesso de Leitura e gravação
    Esta opção permite à Shiptimize adicionar scripts ao checkout, sendo assim possível a exibição de opções como o levantamento num pick-up point

    Locais – Acesso de leitura
    Esta opção é obrigatória para que a Shiptimize possa ter acesso ao ID do armazém e possa atualizar os códigos de rastreio.

    Envios – Acesso de leitura
    Assim, pode escolher que transportadora combinar com que métodos de envio.

     

    Ao salvar as permissões associadas ao Plugin, irá ser redirecionado para o separador “Credenciais da API” onde se encontram as chaves e o Token de Acesso. Deverá clicar no botão “Instalar App” para ter acesso ao token.  

    Nota: O token apenas pode ser visualizado uma única vez, deverá copiar e guardar o mesmo em um lugar seguro à sua escolha. Caso perca o token, deverá desinstalar a App no Shopify e instalar novamente, e copiar o novo Token de acesso para a plataforma.

     

     

    Ao clicar no botão “Instalar App” um popup é disponibilizado onde deve autorizar a criação da App, clicando em “Instalar”

     

     

    Finalizando a instalação, irá ter acesso ao Token de acesso da API*, a chave da API e a chave secreta da API, que deverá copiar e colar para os campos na plataforma da Shiptimize indicados na seguinte página.

    * Nota: O token apenas pode ser visualizado uma única vez, deverá copiar e guardar o mesmo em um lugar seguro à sua escolha. Caso perca o token, deverá desinstalar a App no Shopify e instalar novamente, e copiar o novo Token de acesso para a plataforma.

     

     

    Em um novo separador do seu browser, vá a plataforma da Shiptimize e clique em “Definições”> “Integrações”> “Todas as Integrações”. Seleccione o Shopify e clique em “Integrar”

     

     

    Clique em “Adicionar loja”

     

    1. Adicione uma loja do tipo “Shopify”.
    2. Verifique se o Nome (da loja) corresponde ao seu {nome da loja}.myshopify.com, incluindo o myshopify.com
    3. Copie a chave secreta de API e o Token fornecidos pela Shopify e cole nos campos API Access Token e API Secret Key
    4. Clique em guardar

     

     

     

    Configuração

    Após a integração da app Shipimize para Shopify, deve configurar as seguintes opções na sua conta:

    • Atualize o status do pedido na sua loja Shopify.
      Caso queira enviar atualizações referentes ao estado dos pedidos para a sua loja através dos tracking IDs gerados na plataforma da Shiptimize, marque a opção “Atualizar o código de rastreamento na loja online”.
    • Transportadoras
      Escolha a transportadora parceira da Shiptimize que gostaria de atribuir a cada método de envio na sua loja Shopify.
    • Status
      Escolha em cada categoria de estados da encomenda, que tipos de status deseja importar para a Shiptimize
    • Google Maps
      Por padrão, exibimos um OpenStreetMap quando o seu cliente escolhe recolher o produto num pickup point, caso a transportadora ofereça essa opção. Se preferir usar um mapa do Google, insira a sua chave do Google no campo “Chave De Integração Do Google Maps”.

     

    Importação de Pedidos

    1. Ir a “Envios” >  ‘Importar da loja’ e seleccionar a loja Shopify
    2. Clique em ‘Iniciar Importação’.

     

    As suas encomendas serão importadas e estarão disponíveis em “Envios” > “Estados” > “Não declarado”

    Poderá também utilizar a importação automática alterando o estado de “Como os pedidos são importados?” em Definições > Integrações > Detalhes de integrações.

    Recomendamos que escolha “Quando o estado do pedido é alterado”. Caso o mesmo esteja definido, quando o endereço mudar na plataforma Shopify, mudará também na aplicação desde que nenhuma etiqueta tenha sido criada para essa encomenda.

     

    Atualizações automáticas entre a Shiptimize e Shopify

    Caso tenha selecionado a opção “Atualizar o código de rastreamento na loja onlinenas definições, assim que criar uma etiqueta de envio, enviamos o número de rastreamento associado à Shopify.

    Além disso, na sua conta Shiptimize (Definições> Integrações> Detalhes de Integração) pode definir em que momento(s) o status do pedido deve ser atualizado no backend da sua loja Shopify.

    Pode optar por atualizar quando (1) um pedido é importado para o painel de envios, (2) uma etiqueta de envio for impressa, (3) o envio for entregue.

     

    Checkout para o cliente, incluindo locais de recolha

    Após a instalação e configuração, se uma transportadora fornecer um serviço para realizar a entrega diretamente num ponto de recolha, ou Pickup location, será adicionado um mapa, permitindo ao utilizador selecionar o local no qual prefere realizar a recolha.

     

     

     


    em Shopify Tags: Configuração ShopifyPlugin ShopifyShopify
    Este artigo respondeu à sua pergunta?

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta