Configuração de Zonas e Métodos de Envio
A integração da sua loja online com a nossa plataforma inicia-se pela instalação da respetiva App na sua loja online seguindo-se da sua configuração. Para além desta configuração inicial, para usufruir de todos os benefícios que a Shiptimize lhe traz, também é necessário configurar as zonas de envio onde irá atuar bem como os métodos de envio que poderá disponibilizar para cada uma destas zonas e as regras de envio correspondentes a cada método de envio.
A configuração das zonas de envio e métodos de envio ocorre na sua loja online sendo que na plataforma Shiptimize apenas são configuradas as regras de envio.
Passos de configuração:
- Criação de zonas de envio
Criação de zonas em que pretende atuar
- Configuração métodos de envio
Cria os métodos de envio e taxas de envio que serão apresentadas aos seus clientes por zona de envio
- Configuração das regras de envio
Atribui a cada um dos métodos criados a transportadora e níveis de serviço pretendidos.
Configuração das zonas de envio
As primeiras considerações que deverá ter quando começa a configuração das zonas de envio são:
- Em que zonas irá atuar (deverá considerar se pretende realizar vendas apenas a nível nacional, europeu ou mundial ou se pretende excluir destinos específicos)
- Necessidade de separação destas zonas (Caso desejar que os seus portes de envio sejam grátis não haverá necessidade de separar as várias zonas mas sim apenas selecionar os países onde vai atuar, no entanto, caso pretenda aplicar taxas de envio diferentes para cada país ou zona deverá criar essas zonas em separado).
Na plataforma Shopify para definir as zonas de envio deverá aceder a Settings > Shipping and Delivery
Neste menu tem a possibilidade de definir 3 tipos de entregas: Recolha em loja; Entrega local ou própria e Envios por transportadora. Iremos apenas focar na configuração dos envios por transportadora.
Para editar os envios por transportadora clique em General Shipping Rates > “Manage”
Neste secção deverá clicar em Create Shipping Zone para adicionar uma zona de envio
No Shopify poderá criar zonas de envio onde são incluídos vários países, por país ou por estados/distritos de um país. Deverá começar por adicionar o nome da zona que pretender criar (no presente exemplo vamos criar as zonas de Portugal Continental, Portugal Ilhas e Resto do Mundo)
Posteriormente deverá selecionar o país ou países pretendidos e caso pretenda apenas uma determinada zona dentro do país deverá clicar na seta junto das regiões.
Poderá selecionar as regiões que pretende configurar dentro de um determinado país. No presente exemplo para Portugal Continental selecionamos os distritos que pertencem a Portugal Continental. Para guardar a seleção efetuada deverá clicar em Done
Para adicionar uma nova zona bastará clicar novamente em Create Shipping Zone e repetir o mesmo processo.
Depois de criar todas as zonas pretendidas deverá clicar em Save para que sejam guardadas.
Configuração dos métodos de envio por zona
Uma vez criadas as zonas de envio, à semelhança do que ocorreu anteriormente, deverá considerar se vai utilizar uma ou várias transportadoras e um ou vários métodos de envio por transportadora bem como qual grau de liberdade de escolha pretender dar aos seus clientes:
Como exemplo poderá disponibilizar apenas o tipo de transporte (serviço terrestre versus serviço aéreo), rapidez de entrega (Entrega em 24 horas/Expresso versus entrega em 48 horas/Standard) ou poderá apresentar logo o nome e serviço da transportadora (CTT Serviço 13 horas versus GLS Serviço 72 horas).
Depois de definir como irá mostrar as opções de envio aos seus clientes no checkout, deverá ponderar quais os níveis de valores de envio necessários. Isto vai depender do tipo de produto que vai vender (apenas um peso versus pesos muito variáveis entre objetos), a probabilidade de um cliente comprar ao mesmo tempo vários objetos bem como também o valor propriamente que pretende cobrar aos seus clientes (poderá apenas desejar aplicar um valor fixo simbólico, proporcionar a entrega grátis ou um valor médio igual para todos os clientes).
Depois destas decisões estarem tomadas chega a hora de configurar propriamente as opções de envio no backofice da sua plataforma de vendas:
Para adicionar métodos de envio deverá aceder a “Settings” e depois a “Shipping and Delivery”. Depois em “envios por transportadora” deverá clicar em “Manage”.
No menu que irá surgir onde se encontram as várias zonas de envio previamente criadas deverá dentro de cada zona clicar em “Add Rate” para adicionar as respetivas regras de envio para essa zona.
Poderá criar o nome deste método de envio que irá surgir aos seus clientes no Check-out (neste exemplo criamos um método de entrega com o nome de Entrega em 24 horas). O nome atribuído a cada método deverá permitir a sua identificação (por exemplo se pretender realizar envios para Portugal com entrega em 24horas pelos CTT e para Espanha com entrega em 24horas pela GLS deverá evitar atribuir o nome “entrega em 24 horas” pois posteriormente será mais difícil a sua distinção. Neste exemplo seria preferível que o nome dos métodos de envio fossem Entrega 24 horas Portugal ou Entregas 24 horas CTT e Entrega 24 horas Espanha ou Entregas 24 horas GLS respetivamente).
Também aqui define o valor a cobrar para este método de envio (neste exemplo definimos o valor de 5€). Poderá apenas definir um valor por método de envio ou poderá fracionar este método de envio de acordo com o peso ou valor do carrinho de compras. Para realizar este fracionamento bastará clicar em Add Conditions
Neste novo menu poderá escolher se pretende realizar o fracionamento por peso (Based on item weight) ou por valor (based on order price). No presente exemplo escolhemos o fracionamento por peso do carrinho de compras.
Posteriormente deverá definir os limites desse intervalo conforme desejar (no presente exemplo optamos por um intervalo de 0 a 2kg). Para guardar estas definições deverá clicar em Done.
Deverá repetir este mesmo processo para as várias fasquias que pretender disponibilizar para cada tipo de envio.
Paralelamente poderá também criar vários métodos de envio para a mesma zona clicando igualmente em Add rate. Neste caso é importante que o nome do método de envio seja diferente.
No presente exemplo ao segundo método de envio foi dado o nome de Entrega em 72 horas e foi definido como grátis.
Após configurar todos os métodos de envio pretendidos para as várias zonas deverá clicar em Save para salvar as novas configurações.
Configuração das regras de envio no Livro de regras
A configuração das regras de envio ocorre na plataforma da Shiptimize na sua área de cliente na secção Definições >Livro de Regras
As regras de envio são formadas por dois grupos de Condições: A primeira condição corresponde às caraterísticas da encomenda ou condições para a regra ser aplicada e a segunda condição corresponde às caraterísticas pretendidas para o envio ou ações a executar pelo Livro de Regras. O Livro de Regras irá verificar quais são as caraterísticas da encomenda (peso, país de destino, método de envio selecionado) e executar as ações pretendidas como a criação do envio com as caraterísticas pretendidas (Transportadora, nível de serviço e Opções Extras) de acordo com as regras de envio definidas.
O Livro de Regras disponibiliza várias caraterísticas das encomendas e condições que poderão ser consideradas para a criação das suas regras de envio. As caraterísticas mais comumente utilizadas são:
- Origem da encomenda (nome da loja)
- País de destino/código postal do país de destino
- Peso da encomenda
- Método de envio escolhido na loja
Na criação das suas regras poderá utilizar uma ou mais caraterísticas da encomenda. Quantas mais transportadoras e métodos de envio pretender utilizar mais condições necessitará incluir em cada regra e mais regras necessitará criar.
Deixamos aqui alguns exemplos de regras de envio mais frequentemente utilizadas com as lojas Shopify
01. Na situação em que apenas pretendemos utilizar uma transportadora, método de envio e opções extra para todos os envios
Neste caso poderá criar uma regra simples na qual atribui uma transportadora e nível de serviço/opção extra para todos as encomendas independentemente das suas caraterísticas.
Para criar a regra, na secção Livro de regras, deverá clicar em Adicionar Regra e depois Regra em Branco
No campo Nome da Regra deverá indicar o nome que pretender para distinguir esta regra. No exemplo colocámos o nome “Envios da Loja”
Nas condições deverá selecionar a opção Todos e nas características dos envios deverá escolher Loja
Nas opções a aplicar deverá selecionar Transportadora e de seguida escolher a transportadora desejada e Nível de serviço caso necessário. No presente exemplo, uma vez que a loja irá apenas realizar vendas para Portugal e Espanha iremos apenas utilizar a transportadora CTT e o Nível de serviço 48H.
Para guardar a regra criada basta clicar em Guardar e será automaticamente re-direccionado para a Visão geral das regras
A estas regras base para além da transportadora e nível de serviço também frequentemente são adicionadas opções extra como Ativar pedido de recolha ou Adicionar etiqueta de devolução.
02. Na situação em que pretendemos atribuir a cada método de envio criado na loja uma transportadora, nível de serviço e opções extra diferentes
No caso dos métodos de envio criados na loja já tenham sido criados considerando as opções das várias transportadoras e estes sejam diferentes entre si, poderá utilizar quer o Método de Envio quer o Nome do Método de Envio para a criação das suas regras. Como método de envio considera-se o nome e valor configurado pelo que sempre que ocorra atualização de um destes parâmetros necessitará alterar as suas regras de envio se as basear no Método de Envio. Paralelamente, se realizar configuração dos seus métodos de envio por peso ou valor de carrinho de compras, necessitará de criar uma regra para cada fasquia desses métodos pois cada um terá um valor de transporte diferente. Por estas razões, torna-se mais fácil a criação das suas regras baseadas no Nome do Método de envio. Neste caso poderá escolher uma expressão ou palavra que permita identificar cada grupo de métodos de envio aos quais pretende associar o mesmo tipo de envio (transportadora, nível de serviço e opções extra).
As condições disponíveis para a caraterística Método de envio são igual / não igual a enquanto que no caso do Nome do método de envio para além destas condições ainda dispõe das condições Contém/Não contém. Estas últimas são úteis quando pretende apenas utilizar uma palavra ou parte do nome do método de envio (por exemplo, o método de envio presente na loja é Envio CTT com entrega em 24 horas – 5.00€ e poderá configurar a regra com a expressão Entrega em 24 horas e a condição Contém. Desta forma mesmo que existam outros métodos com valores diferentes ou restante do nome diferente, todos serão incluídos nesta regra)
Apresentamos agora regras que foram criadas em que a característica é o método de envio. Ao selecionarmos esta opção será mostrada a lista de todos os métodos envio que existem na loja de modo que possa escolher.
Depois deverá selecionar a Transportadora e nível de serviço que pretende utilizar para esse método
Seguindo o exemplo anterior, onde criamos os seguintes métodos de envio na loja online, vamos criar agora as seguintes regras que correspondem aos métodos criados:
Entrega em 24 Horas DPD
Neste caso pretendemos utilizar a transportadora DPD e o nível de serviço Entrega em Loja. Uma vez que o nome DPD presente na regra é distinto das demais regras basta escolher a característica Nome do método de envio igual a DPD e escolher a transportadora DPD PT e o Nível de serviço Shop Delivery – Nacional.
Entrega em 48 Horas CTT
Neste caso pretendemos utilizar os serviços dos CTT com o nível de serviço 48 horas. Uma vez que existem mais de um método de envio cujo nome contém CTT é necessário adicionar outra característica que permite a distinção deste método de envio dos demais.
Entrega GLS Portugal/Espanha 48 horas
Neste caso pretendemos utilizar a transportadora GLS e o mesmo nível de serviço para ambas os métodos de envio. Uma vez que ambas apresentam uma característica em comum e única entre elas bastará criar uma regras com a característica GLS e escolhendo a transportadora GLS PT e o nível de serviço BusinessParcel 24h PT/ES.
Entrega Espanha
Neste caso pretendemos utilizar a transportadora CTT com entrega em 24 horas. Uma vez que não existe nenhuma característica distinta entre este método de envio e o anterior (Entrega GLS Espanha 48 horas) necessitamos de criar uma regra com características negativas (não contém). Assim adicionamos a característica Nome do método de envio contém Espanha e a característica não contém GLS e escolhemos a transportadora igual a CTT e nível de serviço igual a 19H.
Uma vez que esta regra e a regra anterior são conflitantes é imperativo que esta segunda regra seja colocada em segundo lugar em comparação à primeira para que não seja anulada.
Ou deverá ser acrescentado a condição de paragem de processo.
03. Na situação em que pretendemos utilizar diferentes transportadoras, nível de serviço e/ou opções extra de acordo com a Zona do país de destino, País de destino ou Código postal do País de destino
Quer numa situação em que foram criados diferentes métodos de envio de acordo com a zona de atuação ou mesmo que não exista esta diferenciação na sua loja (por exemplo quando os portes de envio são grátis independentemente da zona de entrega) poderá desejar utilizar diferentes transportadoras/níveis de serviço de modo a obter os melhores valores de transporte para cada envio ou utilizar para cada zona a transportadora que melhor serviço apresenta.
O Livro de regras disponibiliza 3 níveis de separação se zonas de envio: Zona do país (por exemplo, EU), País de destino (popr exemplo, Portugal) e código postal do destinatário.
As condições possíveis a associar à Zona do Pais de destino e ao País de destino são igual/não igual a. Assim, poderá criar regras quer para uma determinada zona ou país ou para todos os demais zonas e países excluindo o indicado (por exemplo, pode criar regras para Portugal ou Espanha ou pode criar regras para os país da EU que não sejam Portugal ou Espanha)
Assim criamos uma regra para envios para Portugal.
Para Espanha
E para o resto da Europa. Neste caso é de salientar que a regra poderá ser criada de 3 formas:
1 – Criação de regra simples com característica zona do país de destino UE e ser colocada no inicio da lista de regras pois é conflitante com as demais
2 – Criação de regra com característica zona do país de destinatário igual a EU e característica Pais de destinatário não é igual a Portugal e característica Pais de destinatário não é igual a Espanha
3 – Criação de regra simples com característica zona do país de destino UE e ser colocada no inicio da lista de regras pois é conflitante com as demais com acrescento de paragem de processamento nas duas regras para Portugal e Espanha
Para a configuração por código postal, deverá indicar qual o país pretendido e depois na opção do Código postal do destinatário. Aqui poderá utilizar as opções igual /não igual a se pretender indicar códigos postais exatos (por exemplo 0000-000) ou poderá utilizar as opções começa/não começa por para delimitar uma determinada zona do país (por exemplo para as ilhas o código postal começa por 9 e para o continente o código postal não começa por 9).
03. Outras regras a considerar
Antes de terminar a criação das suas regras deverá verificar se todas os métodos de envio e transportadoras pretendidas foram contemplados nas várias regras criadas e se não existem regras conflitantes sem que tenha sido tomada a devida precaução para que funcionem corretamente.
Outro aspeto importante a considerar nesta fase prende-se com a existência de métodos de envio que não correspondem a uma transportadora da Shiptimize como por exemplo entrega local própria ou recolha em loja. De modo a que as demais regras não sejam aplicadas a estes envios, aconselhamos que as regras de exclusão estejam em primeiro lugar na lista de regras (por exemplo, se pretender excluir de importação as encomendas com o nome de Método que contém Recolha, e as demais regras são baseadas no país de destino deverá colocar esta em primeiro lugar pois mesmo esta terá o mesmo país de destino considerado nas demais regras).
No presente exemplo consideramos o método de envio Recolha em Loja. Assim criamos uma regra à semelhança das demais em que selecionámos a característica Nome do método de envio contém Recolha e selecionámos a condição Não guardar o envio.
Configuração Pontos de entrega
A App da Shiptimize permite mostrar a opção de seleção de pontos de entrega quer no Check out quer na página de Agradecimentos. O Shopify limita mostrar esta opção no Check out apenas às lojas com planos Plus.
A configuração dos pontos de entrega é independente das regras de envio configuradas no Livro de regras.
Os passos da configuração dos pontos de entrega são diferentes dependendo se ainda utiliza a versão Liquid Checkout ou se já migrou para a a Extensibilidade do Checkout
No caso da utilizar a Extensibilidade do checkout necessita realizar os seguintes passos:
- Ativar o bloco de pontos de entrega da Shiptimize na loja Shopify (por favor, consulte o guia rápida para mais informações acerca deste processo)
- Indicar quais os métodos de envio que permitiram a seleção do ponto de entrega, de qual transportadora os pontos serão mostrados para cada método de envio e se a escolha de um ponto de entrega deverá ser obrigatória ou facultativa. Esta configuração ocorre na plataforma Shiptimize ou na sua loja Shiptimize (por favor, consulte o guia rápida para mais informações acerca deste processo)
No caso de utilizar a versão Liquid Checkout apenas necessitará realizar o passo 2 descrito acima.