Guia rápido para Magento 2
Instalação
Via Ficheiros
- Descompacte o ficheiro descarregado numa pasta no seu disco rígido.
- Descompacte o ficheiro de plugin
- Copie as pastas para o seu ftp para app/code/Shiptimize/Shipping
- Usando a linha de comandos (shell) na raiz da sua instalação magento
- executar módulo
php bin/magento:activar Shiptimize_Shipping
php bin/magento setup:upgrade
Via Composer
Para os comandos seguintes certifique-se de que o seu utilizador tem permissões na pasta, caso contrário poderá usar sudo -u {seuWebUser} antes do exemplo:
sudo -u www-data composer require shiptimize/module-shipping
- Faça login no seu servidor e navegue até à raiz do Magento
- Requerer o módulo Shiptimize
composer require shiptimize/module-shipping
- Activar o módulo
php bin/magento module:enable Shiptimize_Shipping
- Upgrade
php bin/magento setup:upgrade
Configuração
Ir para “Lojas” > “Vendas” > “Definições de envio”, ou clicar em “Shiptimize” > “Definições”
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento2_01.png)
Num segundo separador, abra a plataforma Shiptimize e vá a “Definições” > “Integrações” > “Gestão de Chaves”. Clique em “Criar novas chaves”.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/Screenshot-2022-10-06-at-10.35.35.png)
Copiar as chaves públicas e secretas obtidas e colá-las nos campos correspondentes no ecrã de configuração do plugin Shiptimize.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento_new_00.png)
Configuração opcional
- Gmaps Key – se definido exibe um mapa do Google Maps em vez do OpenStreetMap
- Export Pre-Set – estes estatutos são utilizados para decidir
- Quais as encomendas a exportar ao clicar em “exportar predefinição” na grelha de encomendas
- Se a encomenda for automaticamente exportada na mudança de estado, se activar “Exportação Automática”.
- Enable Checkout – ver secção “Pontos de Recolha” abaixo
- Automatic Export – se activo na mudança de estado se o estado da encomenda corresponder a um estado seleccionado em “Export Pre-Set”, será enviada para a plataforma da Shiptimize
Métodos de envio
Após a configuração do plugin, é possível (re)configurar os Métodos de Entrega. Para o fazer, ir a “Lojas” > “Vendas” > “Métodos de Entrega”.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento_new_00_01.png)
O plugin cria um método de Envio para cada Transportadora na sua conta quando guarda as definições do plugin.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento2_02.png)
Para cada método de envio, tem as seguintes opções para configurar:
Enabled – se o método de envio deve ser disponibilizado
Title – O nome mostrado aos seus clientes
Default Price – Quanto quer cobrar por defeito aos seus clientes por este método.
Type – Escolha se deseja cobrar “por encomenda” ou “por artigo”.
Calculate Handling Fee – Escolha se a taxa de tratamento deve ser “fixa” ou como uma “percentagem” do Preço
Handling Fee – Uma taxa adicional
Ship to Applicable Countries – Escolha “Países específicos” se quiser tornar este método disponível apenas em alguns países
Ship to Specific Countries – Escolha os países onde este método pode ser utilizado para enviar
Tabela de Taxas
Cada transportadora permite-lhe definir regras por país, região, código postal, peso mínimo, preço mínimo, um número mínimo de artigos. Para cada regra, pode atribuir um preço e, opcionalmente, um Shiptimize carrier id e uma opção carrier. As regras são ordenadas por peso, preço e número de artigos, a correspondência é determinada pela regra mais alta que ainda corresponde à encomenda. Os preços de encomenda aqui definidos são sem impostos.
Para a configuração correcta do método de envio das taxas de tabela, aqui estão algumas dicas:
- Ir ao método de envio da Shiptimize Tabela de Taxas de Exportação e clicar em “Exportar” para descarregar um ficheiro CSV que pode ser preenchido.
- Todos os campos de localização, ou seja 1) País 2) Região e 3) Código Postal, devem ser exatos. Não podem ser especificados aqui intervalos.
- Na coluna Transportadora, é importante introduzir valores numéricos. Isto pode ser verificado no ecrã de configuração do plugin, incluindo a descrição da opção que pode ser adicionada na coluna Opções.
- O nome de exibição é um campo livre para preencher, no qual se pode escolher de que forma o método de envio será mencionado no check-out.
- Abaixo temos um exemplo de como preencher uma tabela de tarifas. A correspondência é determinada pela linha mais alta que ainda satisfaz a encomenda.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento_new_00_03.png)
- Neste exemplo, temos uma distribuição de variáveis para os envios para os Países Baixos. Duas classes de preço (0 > 200 e 200 > (ex IVA), duas classes de peso (0 > 31,5 e 31,5 >), dois tipos de entrega (entrega de encomendas via GLS Parcel e entrega de paletes via GLS Freight) e finalmente dois métodos de entrega (entrega ao domicílio e entrega na Pakketshop GLS). Com base nestas variáveis, diferentes custos são mostrados na coluna Custo.
- Guardar o ficheiro CSV e carregá-lo através de “Importar” no método de envio de Shiptimize Table Rate.
Nota: Para usar a Flat rate deverá configurar as opções das transportadoras pretendidas. Se pretender usar apenas a opção de table rate deverá manter as opções das várias transportadoras inativas e apenas ativar a opção Table rate. Caso mantenha ativa a opção da transportadora em Flat rate ambas as opções aparecerão no check out.
Comportamento
Se “nome de exibição” estiver vazio, o nome mostrado aos seus clientes é <titulo de transportadora>-<opção>. Se quiser definir uma transportadora específica ao exportar uma encomenda atribuída a essa tarifa para a Shiptimize, copie o ID da transportadora para a coluna “transportadora”…
Para definir uma opção (ServicePoint, AvondLevering) para uma taxa, copie o nome da opção para a coluna “Opções”. Ao carregar novas regras, as antigas são sobrescritas, isto significa que se exportar antigos valores por defeito de encomenda serão utilizados para a transportadora e opções.
Tabela de Tarifas e o Livro de Regras
Se preferir atribuir uma transportadora e opções de transportadora através do livro de regras, pode fazê-lo usando a condição “Nome do Método de Envio” e o valor que definir no seu ficheiro csv em ” Display Name”.
Pontos de Recolha
Se a transportadora fornecer um “Serviço de Recolha”, iremos anexar um botão à caixa que permite ao utilizador seleccionar a sua localização preferida.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento2_05.png)
Se fornecer uma chave google maps, mostraremos um mapa Google
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/09/woo08.png)
Se uma chave do google maps não estiver definida, iremos exibir um OpenStreetMap
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/09/woo09.png)
Exportação de encomendas
Tem duas opções de exportação:
Exportar encomendas pré-definidas – Exportará apenas encomendas que não tenham sido exportadas anteriormente e que tenham um dos estados que configurou em “Exportar tudo” na configuração.
Exportar encomendas seleccionadas – Irá enviar para a aplicação qualquer encomenda seleccionada, independentemente do estado. Isto permite que as encomendas sejam reexportadas se as eliminar na aplicação.
Se tentar reexportar uma encomenda que já se encontre na aplicação:
- Se a encomenda foi pre-alerted, será rejeitada.
- Se a encomenda não foi pre-alerted, será corrigida. Isto é útil se alterar o endereço no Magento mas já tiver exportado a encomenda.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento_new_01.png)
Imprimir Etiqueta(s) – Várias Opções
Com o plugin Magento 2 é possível (automaticamente) exportar envios para a plataforma Shiptimize. De dentro da aplicação pode facilmente criar as suas etiquetas de envio. Também é possível gerar etiquetas de envio directamente a partir do seu backoffice Magento 2.
Impressão a partir do Backoffice do Magento 2
Se não quiser sair do Magento para criar as suas etiquetas de envio, pode fazê-lo directamente a partir do Backoffice. Existem duas opções para o fazer: 1) a partir da vista geral das encomendas e 2) a partir da vista geral das envios.
1. Impressão de Etiqueta – A encomenda é enviada uma vez com um único ID de rastreio
Pode solicitar etiquetas a partir da lista de encomendas, seleccionando as encomendas para as quais pretende imprimir etiquetas. Basta ir a ‘Encomendas’ e seleccionar as encomendas para as quais pretende imprimir etiquetas. Clique em ‘Acções’ > ‘Shiptimize’ > ‘Print Label’.
Todos os artigos da encomenda serão executados.
Assim que clicar no botão ‘Print Label’, acontece o seguinte:
- A encomenda será exportada para a plataforma Shiptimize de onde está a ser feito um pedido de etiqueta. Se a submissão for bem sucedida, uma etiqueta de envio é enviada de volta para Magento 2.
b. Caso a encomenda não possa ser exportada, é devolvida uma mensagem de erro com informação adicional sobre a razão pela qual a exportação não foi bem sucedida. A mensagem pode ser verificada movendo o rato para o ícone de erro vermelho.
- No caso de a encomenda ter sido previamente exportada, mas sem etiqueta associada, os dados da encomenda são reenviados. Quaisquer alterações ao endereço são actualizadas.
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/Screenshot-2022-10-06-at-11.09.12.png)
2. Impressão de Etiqueta – A encomenda é enviada parcialmente.
Se precisar de enviar itens de encomenda em momentos separados, pode criar um envio no Magento com os itens que deseja enviar. A partir da página específica de detalhes do envio pode clicar em ‘Shiptimize – Create Label’ para obter uma etiqueta que preencha apenas os artigos do envio.
TEste envio será exibido na plataforma Shiptimize com número de ordem {{MagentoOrderNumber}}-{{MagentoShipmentId}}}-{MagentoShipmentId}}
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento_new_02b.png)
Atualização de Transportadoras
Se em qualquer altura acrescentar mais transportadoras ao seu contrato.
Peça ao seu contacto em Shiptimize para o informar quando eles estiverem activos na aplicação. Depois, vá à configuração e guarde as definições.
Sempre que o fizer, o plugin irá perguntar à aplicação que informação existe e actualizar a cache do plugin.
Atualizações automáticas
Quando uma identificação de rastreio estiver disponível, o plugin verificará se existem envios associados à encomenda.
Se houver envios, inseriremos o trackingId no primeiro envio. Se não houver envios o plugin criará um envio, associe-o ao pedido e insira o trackingId nesse envio. Também é possível configurar actualizações automáticas de estado quando ocorrem eventos específicos, para tal deverá ir a plataforma da Shiptimize, em: Definições > Integrações > Detalhes de Integração.
Pode definir um estatuto específico para:
- Após a importação
- Depois da transportadora aceitar
- Após a entrega
![](https://support.shiptimize.pt/wp-content/uploads/2021/10/magento2_04.png)