Secções do artigo

    Guia rápido para Prestashop

    Instalação

    • Ir a secção “Improve” e clicar em “Catálogo de Módulos”
    • Clique em “Carregar um módulo”
    • Escolha o ficheiro zip do módulo que descarregou da plataforma Shiptimize.

    • Uma vez terminada a instalação, clique em “Configurar”

     

    Nota: Caso esteja a actualizar a partir de uma versão anterior à 3.0, reinicie o antigo plugin do gestor de módulos.

     

    Configuração

    Nota: Caso não tenha uma conta Shiptimize, clique em solicitar uma conta. Preencha os seus dados e a nossa equipa entrará em contacto consigo.

     

    Entre na sua conta Shiptimize e crie uma chave pública e privada em: Definições > Integrações > Gestão de Chaves

     

     Copie as chaves pública e privada geradas na Shiptimize para as configurações do Plugin na PrestaShop

     

    Seleccione em “Export Preset Orders” que tipo de estados são utilizados para os pedidos que estão prontos a ser enviados.

    De seguida clique em “Guardar”. Ao introduzir chaves válidas, o plugin irá criar os novos métodos de envio para cada transportadora disponível na sua conta Shiptimize na PrestaShop.

    Nota: Cada instalação deve ter um conjunto de chaves. Se tiver mais do que uma loja, por favor crie chaves para cada loja.

    Se tiver a cache activa ou combinar estilos ou scripts, limpe a cache em “Parâmetros Avançados” > “Desempenho”

    Definições opcionais:

    • Checkout – se não quiser mostrar os locais de recolha aos seus clientes escolha “disabled”.
    • Exclude Shipping weight – se não definiu um peso nos seus produtos, ou se está a utilizar unidades diferentes nesses produtos, escolha “Não” e não enviaremos o peso da encomenda quando exportar
    • Debug – se activo mostrar uma tabela que lista as transportadoras Shiptimize.

     

    Configuração de Transportadoras

    Ir para “Shipping ” > “Carriers” para activar e configurar as transportadoras que deseja disponibilizar na sua loja. Clique em “Editar” para alterar as configurações.

     

     

    Edição de Transportadoras

    Carrier name: O nome que será mostrado ao seu cliente
    Transit Time: Uma descrição textual de quanto tempo, em média, demora uma entrega a chegar ao seu destino. Ex. 3 dias úteis
    Speed Grade: Opcional – Escolha um número de 0-9 onde 0 é o mais lento e 9 é o mais rápido para indicar a rapidez com que cada transportadora realiza uma entrega média.
    Logo: Opcional – Se houver um logótipo, este será exibido ao cliente.
    Tracking URL: Opcional – Um prefixo para o rastreio. Se definido, será incluído na informação de rastreio da encomenda. Assegure-se de incluir um “@” onde o trackingID deve ser incluído. Exemplo: http://{carrierurl}/?&{shipment_id}=@

     

    Opções de Transporte

    As opções de transporte estão disponíveis aquando a edição de uma transportadora no separador “Shiptimize Carrier options”. Todas as encomendas enviadas com esta transportadora terão aqui as opções que lhe forem atribuídas.

     

    Caso deseje oferecer diferentes combinações de opções, na lista de transportadoras (Shipping > Carriers) seleccione a transportadora, depois escolha: “Bulk Actions” > “Duplicate”. Edite a nova transportadora e defina uma nova combinação de opções.

     

    Múltiplas lojas

    No caso de ter uma configuração de várias lojas, o passo 2 nesta configuração mostra “MultiStore” onde pode definir em que lojas esta transportadora deve ser disponibilizada.

     

    Locais e Custos de transporte

     

    Add Handling costs: Se a resposta for afirmativa, então os custos de manuseamento serão adicionados ao custo base. Pode definir quanto cobrar em “Shipping” > “Preferences” > “Handling”
    Free Shipping: Se activo, então este método é gratuito
    Billing: Escolha se pretende definir regras por peso ou preço
    Tax: O imposto a aplicar ao custo base.
    Ranges: É aqui que se define um preço para cada zona e intervalo. Se quiser activar uma zona, deve assinalar a caixa junto da mesma.

    Tamanho, peso e grupo de acesso

    Preencha os campos das dimensões e peso e defina quais os grupos que gostaria de disponibilizar este método.

     

    Resumo

    Confirmar que todas as definições estão correctas. Depois clique em “Finish” para activar a transportadora.

    Atualizações automáticas entre a Shiptimize e Prestashop

    Assim que uma etiqueta de envio é criada a partir do seu menu de encomendas, é automaticamente gerado um número de rastreio. Este número de rastreio é automaticamente actualizado na sua loja PrestaShop e associado com a encomenda correcta.

    Adicionalmente, a partir da sua conta Shiptimize em Definições > Integrações > Detalhes de Integração pode definir em que momento(s) os estados das encomendas no backend da sua PrestaShop devem ser actualizados.

    Pode seleccionar a actualização quando:

    • Uma encomenda é importada;
    • Uma etiqueta de envio foi impressa;
    • A expedição foi entregue;

     

    Checkout para clientes incluido pontos de entrega

    Após a instalação e configuração, de acordo com as etapas fornecidas acima, todas as transportadoras habilitadas são oferecidas como opções de envio ao seu cliente no checkout.

    Se uma transportadora fornecer serviço de entrega em um local de levantamento (pickup points), será adicionado um botão, permitindo ao utilizador seleccionar o seu local de preferência.

    Assim que o seu cliente clicar em “Choose pickup location”, mostraremos um mapa (Google Maps no caso de ter introduzido uma chave Google Maps na configuração do plugin)

    Caso contrário, mostraremos um OpenStreetMap incluindo os locais de levantamento mais próximos.

     

    Exportação de encomendas

    No caso de pretender exportar encomendas para criar etiquetas de envio, tem a sua disposição duas opções para o fazer:

    Export pre-set order statuses: Clique nesta opção para exportar todas as encomendas que não foram exportadas antes e têm um estado de encomenda que configurou nas suas definições de Plugin depois de “Exportar todas”;

    Export selected orders: Clique nesta opção para enviar qualquer encomenda seleccionada, independentemente do estado. Isto permite-lhe re-exportar encomendas se as eliminar na plataforma. Se tentar re-exportar uma encomenda que já se encontre na plataforma, esta será recusada, com base num número de encomenda já existente.

     

     

    Atualização de transportadoras no Prestashop

    No caso de serem activas novas transportadoras após ter instalado e configurado a sua loja PrestaShop, e caso queira adicionar essas novas transportadoras na sua loja PrestaShop, deverá ir a Shipping > Shiptimize e clicar em salvar.

    Sempre que o fizer, o plugin irá perguntar à aplicação quais as transportadoras activas e actualizar as definições do plugin.

     

     

     


     

    em Prestashop Tags: Configuração PrestashopPlugin PrestashopPrestashopShiptimize Prestashop
    Este artigo respondeu à sua pergunta?

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta