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    A Shiptimize apenas intervém como intermediário nos processos de compensação. As transportadoras são responsáveis por todo o processo de avaliação de reclamação, avaliação do valor de compensação e pagamento da compensação.

    A Shiptimize garante que a apresentação da reclamação ocorre corretamente anexando todos os documentos necessários. Paralelamente realiza um acompanhamento periódico de forma a garantir um desfecho tão rápido quanto possível.

    Qualquer comunicação recebida em referência a reclamações são encaminhadas de imediato ao reclamante. Quando existe lugar a compensação, o valor pago pela transportadora é transferido para a conta bancaria indicada pelo reclamante.

    Devido à morosidade e condicionantes que invalidam as reclamações através do seguro das transportadoras é sempre preferível que obtenha um seguro para todos os seus envios diretamente com uma seguradora da sua escolha.

    Tipos de compensação

    Uma compensação pode ser atribuída pela transportadora quando existe danos ou extravios de envios.

    Para que a transportadora declare um envio como extraviado existe a necessidade de ocorrer um processo de investigação de localização por parte da transportadora. Apenas quando o envio é declarado como extraviado é que se dá início ao processo de compensação.

    No caso de existirem sinais de danos da embalagem exterior, o destinatário deverá mencionar esse fato aquando da entrega ou recusar esta entrega. Na eventualidade de não existirem menções de danos durante a entrega, o processo de compensação poderá ser recusado pela transportadora. Numa reclamação de danos é sempre importante que seja conservada a embalagem exterior bem como o artigo danificado até ao final do processo de investigação pois poderá ocorrer uma auditoria por parte da transportadora a esses itens

    Lamentavelmente, devido à situação pandémica, todos os serviços de garantia foram cancelados. Assim, apesar dos vários serviços das transportadoras apresentarem um tempo de transito esperado, não serão restituídos valores de transporte ou outras compensações caso estes tempos de trânsitos não sejam respeitados.

    Que valor será considerado para a compensação?

    Num processo de compensação, o valor que será tido em conta para essa compensação será o valor de aquisição (sem IVA) do objeto danificado. Este valor é independente do valor de venda do objeto.

    Dependente da transportadora poderá ser compensado o valor do envio ou do envio de reposição do artigo danificado ou extraviado

    No caso de objetos manufaturados pelo remetente, o valor que será considerado será o valor de venda dos mesmos (sem IVA) ao qual será retirado a percentagem de lucro médio dessa industria.

    O valor pago no final da compensação poderá ser inferir ao valor tido como base para a mesma caso o valor segurado seja inferior a esse valor ou se não existir seguro extra. Neste último caso será apenas pago até 10€ por kg.

    Quando devo pedir compensação?

    As situações em que poderá ocorrer compensação é quando um objeto é extraviado ou danificado. Deverá ter em atenção que os envios só são considerados como extraviados quando a transportadora os considera como tal. Apesar de não existir atualização do histórico de rastreamento durante algum tempo não significa que o envio se encontra extraviado. Também na eventualidade do envio ser considerado como extraviado, porém posteriormente é encontrado pela transportadora o mesmo não será compensado.

    No caso de danos, deverá ter sempre em atenção que apenas são considerados danos da responsabilidade da transportadora se os objetos a transportar estão corretamente embalados.

    Porque não fui compensado?

    Existem várias razões para que a resposta à sua reclamação seja desfavorável e não seja emitido nenhum pagamento.

    As razões mais frequentes são:

    • Danos alheios à transportadora por mau acondicionamento do objeto
    • Não existir menção a danos aquando da entrega
    • Não existir comprovativo de aceitação do envio por parte da transportadora em casos de extravio

    Independente da razão alegada pela transportadora para não aceitar a reclamação, ser-lhe-á indicado na resposta à mesma essa razão.

    Quanto tempo demora o processo de reclamação até ser compensado?

    O processo de compensação é um processo moroso que poderá demorar vários meses a ser concluído dependente da transportadora.

    Paralelamente, a duração do processo de compensação poderá estar dependente do tipo de reclamação, rapidez com que todos os documentos necessários são apresentados e altura do ano em que o processo é iniciado.

     

     


     

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