Secções do artigo

    Criação de um envio manual

    Para criar envios manuais deverá aceder ao menu geral Envios e secção Manual.

     

    Múltiplas moradas de envio

    No caso dos clientes com mais de uma morada de envio pré-carregadas no sistema, o primeiro passo é a seleção da morada de recolha selecionando o local de envio desejado.

     

    Seleccionar Transportadora e nível de serviço (solução de envio)

    Na criação do envio, a primeira seleção a realizar é qual transportadora e serviço irá utilizar. Para isso deverá selecionar a transportadora das que se encontram disponíveis no menu transportadora (no presente exemplo selecionamos os CTT). E o nível de serviço selecionando uma das soluções de envio presentes no menu (no presente exemplo selecionamos o 48h)

     

    Opções Extra

    Numa situação normal não necessitará de selecionar nenhuma opção extra para criar o seu envio. As opções extra como o nome indica são atributos extra que poderá conferir ao seu envio ou poderá ser para alterar a morada de recolha do mesmo.

    Para selecionar as opções extra pretendidas deverá escolher de entre as presentes no menu Opções extra ou das que se encontram visíveis quando escolhe a transportadora. No presente exemplo escolhemos a opção extra seguro extra.

    Existem dois tipos de opções extra:

    • Permitem alterar a orientação do envio como a recolher e devolver e recolher e enviar
    • Atributos extra disponibilizados pela transportadora que permitem aprimorar a experiência de envio como seguro extra, janela horaria, serviço frágil entre outros)

     

    Número de volumes de envio

    No passo seguinte deverá selecionar o número de volumes que contêm o seu envio através da seleção do número desejado do menu Nr. De Volumes por Envio. É de salientar que cada volume deverá apresentar a sua etiqueta de envio própria com um código de rastreio único.

     

    Pedido de recolha

    O passo seguinte é a seleção do pedido de recolha. Caso deseje que o envio seja recolhido pela transportadora deverá selecionar a opção Ativar pedido de recolha.

     

    Informação de envio

    Na secção seguinte Informação do envio, dependendo da transportadora selecionada poderá ser solicitado apenas o peso do objeto ou também as dimensões do mesmo.

     

    Dados do destinatário

    Por fim deverá preencher os dados do destinatário:

    Número de pedido
    É um número único de cada envio. Poderá corresponder ao número da fatura ou outro número à sua escolha. É um campo alfanumérico.

    Nome e Nome 2
    Corresponde ao nome do destinatário. O nome 2 deverá ser usado quando o envio se destina a uma empresa e o envio é enviado ao cuidado de um individuo em particular. Nos demais casos deverá ser deixado vazio.

    País
    Deverá ser preenchido com o código ISO 3166-1 alpha-3 do país de destino. Exemplo: Portugal (PRT)

    Código Postal
    Deverá ser preenchido com o código postal apenas no formato correto de cada país.

    Número de porta e Extensão
    Normalmente estes campos deverão ser deixados em branco por forma a evitar uma distorção da morada devido a variâncias locais.

    Rua e Rua 2
    Deverá ser preenchido o nome da artéria, número de porta e quaisquer outros atributos relevantes para a entrega do envio. Sempre que possível deverá utilizar apenas o campo Rua e deixar o campo rua 2 vazio

    Cidade
    Neste campo deverá colocar o nome da localidade postal. Caso seja necessário incluir outro nome devido à localidade postal ser muito abrangente, deverá utilizar o campo rua 2. Este campo deverá corresponder ao código postal indicado anteriormente.

    Provincia
    Este campo está apenas disponível para certas transportadoras e deverá ser usado quando o país tem uma organização por estados ou províncias como por exemplo os USA. Deverá ser preenchido com o código ISO 3166-1 alpha-2 do estado

    Número de telefone
    Deverá indicar o número de telefone do destinatário no formato adequado

    Email
    Neste campo inclua o email do destinatário num formato apropriado.

     

    Criar novo / Gravar e Gerar Envio

    Após o preenchimento de toda a informação poderá clicar em criar novo envio caso deseje criar mais envios ou em Gravar e Gerar envio caso deseje avançar para a declaração do envio com impressão da etiqueta de envio e marcação de recolha.

     


     

    em Criação de Envios Tags: criação de envio manualcriação enviocriar um envioenvio manual
    Este artigo respondeu à sua pergunta?

    Deixe uma resposta